Adminstração e Negócios, Estilo de vida

Tempo livre, ter ou não ter? Eis a questão.

Olá caros leitores,

Vocês já devem ter reparado que o tempo passa muito rápido quando estamos ocupados com algo e é impressionante como parece que nunca temos o tempo suficiente de que precisamos para fazer tudo aquilo que devemos fazer.

Administração do tempo é algo muito complicado nos tempos atuais, o mundo gira rápido demais e adequar a rotina de trabalho com uma boa qualidade de vida parece ser impossível para algumas pessoas e a situação fica mais complicada ainda para quem trabalha e estuda. Ter um tempo para fazer aquilo que lhe agrada é fundamental para que suas rotinas não drenem todo seu tempo e sua energia.

Vou me usar como exemplo para explicitar alguns hábitos que adquiri e que me ajudaram muito na administração do meu tempo e espero poder ajudar quem ainda se perde nas horas.
Bom, desde que sai da escola técnica sempre consegui me manter ativo no mercado de trabalho e quando entrei na faculdade ficou muito complicado fazer tudo o que eu queria. Pra mim era quase impossível gastar o merecido final de semana sentado na minha mesa estudando, eu tinha 20 anos, queria sair, festas, encontrar amigos e essa falta de regras para administrar meu tempo me rendeu algumas reprovações e atraso na conclusão do meu curso.

Depois de alguns anos nesse estilo de vida vi que tinha que alterar minha rotina para conseguir trabalhar, estudar e ter o tempo para eu fazer o que era prazeroso para mim, pois uma vez que não sou nenhum workaholic ou nerd, trabalhar e estudar são coisas que gosto de fazer, mas de maneira alguma são atividade que me render prazer.
Li algumas coisas sobre administração de tempo, mas nada que se encaixa-se ao meu estilo de vida. Meu trabalho é em regime de turno de revezamento, então trabalho às vezes de manhã, às vezes a tarde, às vezes de madrugada, finais de semana, feriados (em compensação tenho bastante folga) e no meu caso é muito difícil de criar uma rotina do tipo: Acordo às 6, vou trabalhar as 8, almoço ao meio dia, saio às 17, academia às 18, faculdade às 19 e vou dormir às 23:30 e tenho o final de semana livre. Tive que criar um novo sistema, algo só para mim, diferente do que livros e cursos de administração de tempo ensinam e vou passar aqui a minha receita, espero que seja útil para muitos.

Meu sistema de administração de tempo é o seguinte:

1º Definir as prioridades: Aqui você coloca em ordem de importância o que tem prioridade de ser feito. Suas tarefas prioritárias devem ser contadas em apenas uma mão. No meu caso tenho 3 tarefas prioritárias.

1 – Trabalho, pois não posso faltar sempre que não tiver tempo, sou pago para estar lá nos horários que me dispus em contrato.
2 – Faculdade tem prioridade alta, mas as faltas podem ser administradas para atender a tarefa com prioridade 1.
3 – Academia para mim vem como terceira prioridade, mas encaixo  em algum horário no mínimo 4 vezes na semana.

2º Definir metas e objetivos: Dentro das prioridades você deve estabelecer metas e adequar o seu tempo LIVRE para atingir essas metas e objetivos, no meu caso o objetivo mais importante é me formar, então meu tempo livre estará focado mais para os estudos.

3º Liste seus hobbies: Aqui você coloca tudo que gosta de fazer, tudo mesmo. Futebol, amigos, festas, esportes de aventura, viagens, cinema, leitura, games, salão de beleza, shopping, tudo mesmo. Nessas atividades você irá se libertar de seu stress, fazer o que te dá prazer libera endorfina e esse hormônio é o que lhe traz sensação de bem-estar. SEMPRE encaixe, pelo menos uma vez, alguma atividade dessa lista no seu planejamento semanal.

4º Adquira uma agenda: É impossível administrar o tempo sem esse utensílio, será seu companheiro inseparável. Sempre que possível esteja com sua agenda e uma caneta em mãos. Costumo usar 3. Exagero? Pode ser, mas só consigo me administrar dessa forma. Uma agenda de trabalho que fica no trabalho, uma da faculdade que fica na mochila e uma de atividades diárias que fica ao lado da minha cama.
O advento da tecnologia nos trouxe aliados importantes, os smartphones e tablets que podem ser usados como agenda. Eu tenho um iPhone e um iPad mas ainda não consegui largar mão do uso do papel e caneta, estou tentando me adaptar aos meus gadgets ainda!

5º Selecione as atividades de longo, médio e curto prazo: O que você quer fazer? Uma viagem mais longa? Comprar um carro novo? Assistir um filme? São atividades com prazos diferentes, certo? Então é melhor planejar. Pra ir ao cinema você não precisa se programar com semanas de antecedência, então é uma atividades de curto prazo que você não terá grandes problemas se deixar pra decidir isso em cima da hora. Se seu objetivo é realizar uma viagem mais longa ou realizar algum projeto no trabalho podemos encaixar no médio/longo prazo dependendo das características da atividade. Numa viagem, por exemplo, você irá precisar escolher o destino, agendar férias, comprar passagens ou escolher uma agência, hotel, documentação, etc. Isso precisará ser organizado com antecedência para que você consiga tirar suas merecidas férias sem qualquer contratempo. Se sua atividade requer um planejamento mais longo como, por exemplo, a aquisição de seu “cantinho” para morar você vai precisar economizar dinheiro cortando gastos onde for possível, no caso nos hobbies, vai precisar escolher o imóvel, documentação, etc etc etc, isso tudo demando muito tempo.
Para as atividades o mais importante é colocar um deadline em tudo: Cinema = amanhã à noite, viagem = Paris em agosto, comprar meu apartamento = julho de 2013. Colocando uma data limite para suas atividades você consegue administrar melhor o seu tempo para conseguir executá-las.

6º Administrar seu tempo diariamente focando em suas prioridades, metas, hobbies e atividades: Sempre antes de dormir pegue sua agenda e faça o planejamento do dia seguinte. Isso não leva mais que dez minutos e trabalhando um dia após o outro em cima dos seus afazeres-foco você conseguirá ter uma melhor administração do seu tempo livre.

PS.: Não pense que você é uma máquina, reserve pelo menos 6 horas do seu tempo por dia para dormir continuamente. Descansar também pode fazer parte do seu to-do diário.

Espero ter sido útil!

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

fevereiro 2011
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

Flickr Photos

Mais fotos
