Adminstração e Negócios, Estilo de vida

Motivação e Desempenho

Boas, caro leitor.

Tendo desfrutado de uma mini-férias na bela Buenos Aires e após um carnaval chuvoso no litoral paulista volto a escrever aqui no Misturaiada e desta vez o assunto é motivação e desempenho na conquista de resultados.

Há algumas semanas atrás eu postei no meu twitter (@Erico_VC) o seguinte tuite: “Motivação e desempenho são gêmeos siameses, se conseguir desenvolver um terá os dois!”. Agora pense: o que isso significa para você? Você concorda com o que penso? Para mim parece lógico que motivação e desempenho estão intimamente ligados como gêmeos siameses. Um grudado ao outro, onde existe motivação há desempenho e onde há desempenho reconhecido há motivação. E podemos apelidar essa dupla de “Bons Resultados”.

A motivação é algo que nos faz seguir em frente para conquistar algum objetivo almejado. Sempre que estamos motivados na realização de algo parece que tudo fica mais fácil, as coisas se encaixam, os problemas aparecem, mas são contornáveis (mesmo que demande muito esforço), o sentimento de tempo perdido é algo inexistente. Enfim, quando estamos motivados conseguimos realizar com mais eficiência e qualidade.

Agora a pergunta que aparece é a seguinte: “Como se manter sempre motivado?”.
A motivação em realizar uma tarefa é medida a partir do seu desempenho, seus resultados representarão seu grau de motivação.
É impossível ter um bom desempenho quando existe falta de motivação naquilo que fazemos, parece óbvio e na realidade é. Simples assim? Simples assim! – Faça motivado, gere resultados, seja reconhecido e ganhará mais motivação. É cíclico!

Quando nosso trabalho rende um bom resultado e nosso desempenho é reconhecido nos sentimos muito mais motivados para realizar nossas tarefas. Essa teoria pode ser aplicada em tudo, seja no trabalho, estudos, vida pessoal, tudo mesmo. E em muitos casos não precisamos de uma segunda pessoa para reconhecer nosso desempenho, reconhecendo nossos resultados também nos sentimos motivados. Um exemplo bobo seria uma pessoa que começa a praticar corrida, na primeira semana corre 3 quilômetros, na seguinte corre 4, na seguinte corre 5, no mês seguinte 10, a pessoa está vendo os resultados do seu esforço e se mantém motivada para seguir em frente. Isso pode ser considerado como um auto-feedback!

No trabalho a idéia é a mesma, mas nesse caso para se manter motivado você precisa receber feedback por seus resultados. De que adianta ralar pra fazer sempre mais e melhor, se não há reconhecimento?
Sendo assim, caso não seja um hábito de seu gestor, cobre sempre um feedback por seu desempenho. Saber reconhecer os talentos e resultados de sua equipe é o mínimo que se espera de um bom líder.

Caso não esteja motivado naquilo que faz, não adianta insistir. Faça uma analise critica daquilo que você espera e busca para sua vida e procure um novo caminho para seguir. A pior coisa que pode acontece é sermos obrigados a fazer algo apenas por ser uma simples obrigação, pois outro pré-requisito importante para nos mantermos motivado é fazer aquilo que gostamos de fazer. E tenho dito!

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

março 2011
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Flickr Photos

%d blogueiros gostam disto: