Engenharia, Estilo de vida

Refrigeração Inteligente

Pessoal,

Vocês sabiam que quanto mais vezes você abre sua geladeira por dia mais dinheiro sai do seu bolso? A explicação é simples: Ao abrir a geladeira você permite que o ar refrigerado em seu interior saia para o ambiente, então quando você volta a fechar a bendita da geladeira a temperatura interna está alta e o controle de temperatura entra em ação acionando o compressor da máquina. Se você mora sozinho isso não é problema!

Agora imagine, você mora em uma república ou então tem três filhos em fase de descobrimento ou então é dono daquele buteco que tem aquelas geladeira bonitas para armazenar cerveja. Parou para pensar quantas vezes a porta da geladeira é aberta? Pois é, aí aparece outro complicativo além da conta de enrgia elétrica. Se a porta é aberta diversas vezes ao dia e o compressor não dá conta de manter a temperatura no interior da geladeira, como resultado teremos a deterioração de alimentos que deveriam estar na geladeira para serem conservados, agora some isso ao enorme gasto energético promovido pelo motor do compressor que estará ligado quase que permanentemente e voilà, sua geladeira consumirá uma boa parte do dinheirinho que você ou seu paitrocinador sofrem para ganhar.

Pensando nessa demanda um amigo chamado Júlio, mais conhecido na época de faculdade como Wally (@jwaally), desenvolveu um protótipo que tem por objetivo diminuir a perda térmica da geladeira para o ambiente quando a porta é aberta. O seu bolso e o meio ambiente irão agradecer. E nem adianta copiar, já possui patente registrada!

Confiram o vídeo do trabalho que ele desenvolveu.

Eu acredito que essa idéia poderá aparecer nas próximas gerações de refrigeradores.
E para os criticos de plantão, lembre-se que é um protótipo e que o desenvolvimento da tecnologia se dará com o tempo, tornando o equipamento viável para o uso comercial ou mesmo doméstico.

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Refrigeração Inteligente

  1. só resta saber se o custo (gasto de energia e equipamentos contanto com sua cadeia de fornecedores) para manter o sopro funcionando é menor que o de refrigerar o ar.
    Simples!!!
    Vamos torcer para que seja!!

    Publicado por bruno v. | 09/06/2011, 10:37 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

maio 2011
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Flickr Photos

Mais fotos
%d blogueiros gostam disto: