Uncategorized

Impressões Literárias: Operação Valquíria

Histórias da segunda guerra mundial me fascinam. Gosto mesmo! Pode parecer estranho gostar tanto de algo tão ruim, mas na verdade gosto das lições que devemos aprender com as histórias presentes nesse trágico capítulo da existência humana.

Agora vou escrever um pouco sobre uma leitura que retrata um dos principais acontecimentos da segunda guerra mundial, a conspiração que fora nomeada de Operação Valquíria. O livro tem o mesmo nome, Operação Valquíria, e foi escrito por Tobias Kniebe.

Muitas pessoas acreditam que os alemães que viveram na época da segunda guerra mundial acreditavam na superioridade da raça ariana frente aos outros povos e que defendiam o anti-semitismo com unhas e dentes, pra essas pessoas recomendo essa leitura para descobrir que nem todo alemão estava do lado Hitleriano. O livro Operação Valquíria conta a história de um grupo de alemães que eram ligados ao exército alemão, mas não acreditavam na causa defendida por Hitler, eles o julgavam como um lunático que iria arruinar a Alemanha. E desta forma, Hitler deveria ser morto.

A figura principal dessa obra é o Coronel Claus von Stauffenberg que de dentro das forças alemãs confabula o atentado que colocaria fim a vida de Adolph Hitler e daria permissão para que o plano Operação Valquíria seja colocado em prática.

A operação Valquíria tinha como ideal destituir todas as liderança do regime Hitleriano para que os conspiradores dessem um rumo diferente nas ações de guerra. O plano era perfeito mas só funcionaria se toda a população e exército acreditasse que Hitler estava morto e esse foi o grande problema. Quem nunca ouviu o ditado: “Vaso ruim não quebra”, isso é fato. A aliança conspiradora tentou por diversas vezes concluir o plano, mas sempre acontecia algo que inviabilizava a concretização da morte de Hitler.

Sala de reuniões onde a bomba de Stauffenberg explodiu.
Toca do Lobo – Polônia

Quando finalmente conseguem explodir uma bomba em uma sala onde estavam Hitler e muitos outros lideres nazistas o tampo de uma pesada mesa salva a vida de Hitler. Stauffenberg ainda tentou fazer acreditar que Hitler estava morto e se sua morte fosse divulgada com rapidez a Operação Valquíria teria tido sucesso e muitas vidas inocentes teriam sido poupadas.

Quando Stauffenberg comunicou a morte do Führer aos líderes da conspiração em Berlim, um decidiu não passar a informação adiante o que resultou em um grande atraso para que os planos da Operação Valquíria fossem colocados em prática. Isto é, o não comprometimento de uma pessoa com a causa resultou no fracasso da conspiração na posterior morte de todos os conspiradores bem como a de seus familiares também.

O que se pode aprender com a leitura

1- Sempre acreditar e defender em seus ideais.
2- Estar comprometido, sempre, com a causa defendida.
3- Escolhas difíceis aparecem apenas em tempos difíceis.
4- Saber que nem sempre o bem comum significa o seu bem também.
5- As consequências de algo bom ou ruim sempre são refletidas no todo.
6- Honra, companheirismo, respeito e liderança são essenciais para que algo de certo.

No geral é uma leitura curta, mas extremamente lenta.
São poucas páginas mas o desenvolver da história é pouco dinâmico, resultando numa leitura densa, cheia de detalhes e que pode torrar a paciência de quem não tem o assunto tratado como um de seus favoritos.

Hollywood usou o acontecido para produzir o filme Operação Valquíria com Tom Cruise como o Coronel von Stauffenberg. Vale a pena assitir!

 

 

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

maio 2011
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Flickr Photos

%d blogueiros gostam disto: