Cultura, Esportes

O fim de uma era e a memória curta do brasileiro.

O orgulho de ser brasileiro muitas vezes é arranhado por atitudes da população que nos fazem ter vergonha de nosso RG. Um fato histórico  aconteceu essa semana, um de nossos maiores símbolos do futebol colocou um
ponto final em sua carreira. Seu nome Ronaldo, seu legado, ser o Fenômeno.

Um cara que chegou a primeira copa do mundo aos 18 anos no ido ano de 1994, infelizmente apenas só esquentou o banco porque ainda era menino, era conhecido como Ronaldinho. Não tinha ele chance de tirar a vaga de um Bebeto ou muito menos de um Romário, mas sabíamos que o garoto era gênio. Não era um
simples garoto pobre que viu oportunidade de brilhar usando os pés.

No ano seguinte nasceria o gênio que brilhou na Europa, que ganhou a bola de ouro jogando apenas uma temporada pelo Barcelona, marcou gols geniais que mais tarde se tornariam fenomenais.

Infelizmente em 1998 perdemos a copa para nosso algoz, Les Bleus, como os franceses chamam sua seleção que tinha em seu elenco nada mais nada menos que Zinedine Zidane, o monstro. Concordo que aquela história ficou muito mal contada e disso o povo brasileiro não se esquece. Memória seletiva ruim! Ronaldo amarelou na final. Era isso que se ouvia e ainda se ouve.

Em 2002 veio o cala-a-boca, Brasil é penta campeão mundial graças ao Cascão Fenômeno, mas tenho certeza que o episodio de 1998 é mais lembrado pelos brasileiros do que sua atuação em 2002. Fazer o que, é o jeitinho brasileiro.

Agora em sua despedida, tudo que se fala é de seus erros durante a carreira, de seus quilos a mais, de seus relacionamentos malsucedidos e se esquecem de quem realmente o Ronaldo, Fenômeno foi. Ronaldo foi aquele que encantou o Brasil quando surgiu no Cruzeiro, foi aquele que estourou na Europa jogando pelo PSV, 54 gols em 57 jogos, foi aquele que faturou a primeira bola de ouro  jogando apenas uma temporada pelo Barcelona, foi aquele que venceu inúmeras contusões sérias com a gana de voltar a jogar e foi aquele que deu o pentacampeonato para o Brasil. E eu tenho orgulho de dizer que eu sou da era Fenômeno, eu vi um dos maiores centroavantes do mundo em ação e eu pulei numa piscina gelada para comemorar o pentacampeonato que ele nos deu.

O duro que brasileiro tem memória curta, para qualquer brasileiro sem a menor percepção de trabalho duro vê Ronaldo como o Gordo, o cara que deu uma “escorregada” (não vou defender isso!), o cara que foi enganado
por diversas mulheres que só queria sua glória, o cara que entregou a copa de 1998, o cara que fez o Corinthians nunca ter vencido uma libertadores (tem coisas que não são para acontecer mesmo!), enfim essa é imagem que o brasileiro tem de um de nossos maiores nomes. Ronaldo é mais respeitado fora do Brasil do
que aqui dentro, bem como outras figuras de fácil recordação – Gustavo Kuerten, Ayrton Senna, Ronaldinho Gaúcho (esse vai ser outro com a mesma história de Ronaldo Fenômeno) e muitos outros tantos.

Mas isso reflete apenas em nossos ídolos? Isto é, o brasileiro só tem memória curta para nossos ídolos do esporte? Obviamente, não! E o pior, brasileiro denigre a imagem de heróis com sua memória curta e mantem muitos sem-vergonhas no poder por causa disso também.

A política brasileira é sinônima de canalhices, falcatruas, bandalheiras, circos de horrores e sempre são os mesmos protagonistas das histórias e por quê? Porque brasileiro tem memória curta. E de dois em dois
anos tem a oportunidade de mudar, mas continua mantendo esses inimigos da nação no poder. Brasileiro é um povinho sem-vergonha mesmo. Exaltam bandidos e mancham a imagem de seus heróis.

Vamos lembrar dos feitos heroicos de nossos heróis, vamos enaltecer o orgulho brasileiro e pelo amor de Deus, vamos melhorar nossa memória política. O Brasil não merece os brasileiros que têm!

Por fim deixo aqui o meu “Obrigado Fenômeno!”.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

junho 2011
S T Q Q S S D
« maio    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Flickr Photos

%d blogueiros gostam disto: